quarta-feira, 4 de junho de 2008

"Un Macanazo"

Parabéns ao Fluminense e sua bela torcida, pelo feito histórico que fizeram hoje num Maracanã inesquecível.
O time dos argentinos, que saiu na frente, não soube segurar, ou não deu a atenção que o Dodô merece. No momento do primeiro gol do boca, gritos ecoaram na minha rua "boca! boca!", ouvi aquilo e confesso que dei uma risadinha interna. Mas ao mesmo tempo, sabia que o gol tinha acontecido cedo demais, e que, inevitavelmente o fluminense iria pra cima, e que o gol(ou os gols) iriam aparecer. Na verdade, esse gol do boca foi a melhor coisa que poderia acontecer, pois, com ele, saiu o cabeça de bagre Ygor, e entrou o ótimo jogador Dodô. Depois disso o fluminense foi à forra, e com dignidade, sorte e talento, virou o jogo e está a um passo de conquistar a América e desfrutar do clube que Flamengo e vasco já conhecem bem. É, pois é, o buátafogo vai ter que se contentar com meia dúzia de taças Rio... Bom, como futebol é futebol, e com ele não se brinca, não aconselho aos tricolores comemorarem tanto, pois ainda faltam dois jogos, digo isso, mesmo sabendo que o flu deverá ser campeão diante de um adversário fraco. Estou torcendo para que isso aconteça por vários motivos, dentre eles, o fato de meu avô, minha mãe, meu padrinho e meu primo, além de tantos torcedores ilustres como Nelson Rodrigues, Cartola, João Havelange e Chico Buarque, os quais tenho muito apreço, serem tricolores, mas principalmente meu avô que tem 90 anos de idade e merece essa felicidade. Além também do fato de o flu ser um time grande, e para mim como seu maior rival, já deu inúmeros momentos de alegria e tristeza (mais alegria do que tristeza naturalmente), mas todos com certeza memoráveis. Pois bem, eu como o Zico, que também está torcendo pelo Rio e pelo Brasil, deixo os meus parabéns para o fluminense, sua torcida, seu time, em especial ao melhor zagueiro em atividade no Brasil Thiago Silva (dá gosto vê-lo jogar), e naturalmente à Unimed, pelo ótimo investimento que fez... Adorei ver os hermanos calarem-se em terras tupiniquins!

10 comentários:

Anônimo disse...

manu, você arraza!!!! Como me orgulho de você!!!!! Você escreve muiiiito bem. OBRIGADA POR ESSA ALEGRIA!!!! Vou dar o seu blog pro seu avô entrar. te amo demais , mil beijos e.... estamos quase lá

Anônimo disse...

Manu, li quase todo o blog e ADOREI!! Gostei de todas as cronicas "cariocas com certeza", especialmente a do Romário, talvez porque também ache o cara genial. Acho que voce escreve mto bem (um ou outro errinho mas..faz parte ... acho). Continua escrecendo pois quero daqui continuar lendo e "ouvindo" voce. beijo Suzana

Anônimo disse...

É isso aí Manuel!! Que história é esta de brasileiro, principalmente de carioca, torcendo contra o Flu?!!
A tricolor aqui, sua fã incondicional, agradece seu apoio e espera que estes torcedores tenham a chance de ler seu texto - que aliás está MARAVILHOSO - e possam se inspirar no seu charme e na sua aula de civilidade. Bjos

Anônimo disse...

Sou da época de 100.000 espectadores num fla-flu. Nunca gostei nem desgostei do flu que tem um dos hinos mais bonitos de todos os que Lamartine escreveu, só perdendo para o do Ameriquinha...mas tem alguma coisa no time Argentino que me impulsiona a torcer por ele...é algo inexplicável...Sem culpas mas o Boca é o Boca! e--n-t-r-t-a-n-t-o agora sim: daqui pra diante sou Fluminense desde bebezinho..."...tricolor de coração..."

Anônimo disse...

Realmente não podemos desconsiderar a espetacular campanha que o flu vem fazendo nessa libertadores. Mas, tenho que confessar que sou do tipo que só visto a camisa do Brasil quando é o próprio ou meu Flamengo em campo.
Como meu time foi eliminado, só me resta torcer por uma final onde os dois times apresentem um futebol digno de um vice e um campeão da América.

Unknown disse...

gostei mt de ver nao so vc, mas como varios flamenguistas torcerem pro flu! achei surpreendente! imagina a torcida do flu e do fla torcendo juntas??? q alegria!!! devia ser sempre assim! cariocas ( ou brasileiros) sempre unidos!! continue torcendo p a gente q ta dando sorte!!! e continue escrevendo tbm q vc sempre surpreende c os sus textos!
bjao

Anônimo disse...

Beleza Manu !
Também estava vendo o jogo aqui no Tocantins, e torcendo pelo Flu. Na verdade, não sei bem se ... pelo Flu ... ou contra los hermanitos.
Aqui, como em todos os pequenos Estados Brasileiros, as pessoas torcem pelos times do Rio ou de SP.
Quando o Boca fez o 1º gol, nenhum Flamenguista Tocantinense se manifestou.
Ao contrário, nos gols do Flu, muitas bombas.
Gostei da crônica.
É um bom estilo, e combina com sua personalidade. Leia cronistas e vá em frente.
Beijoca
Rafa

Manuel Amado disse...

muito bom!!
Adorei Rafa!!!
Carmem, Mama, Madrinha, Papai, Di, Laurinha(ilustre flamenguista)é isso que me impulsiona. A inspiração está dentro de todo mundo! Pare e perceba!
Só o fato de ser CARIOCA fazem de nós convidados VIP`S do planeta terra!

Anônimo disse...

manu, to querendo ler mais uma cronica, acho que estou ficando viciada no seu blog!!!!! Cadê???? bj Pia

Unknown disse...

Gostei de ver Manél..

Isso é o rio na final da libertadores.. é o brasil na busca de mais um título internacional.. Já ouvi muitos torcedores rivais unindo forças contra a ldu. É disso que o futebol carioca estava precisando. Dá uma olhada nas noticias do equador que vai ver que todos os grandes rivais da ldu, nessas duas quartas feiras, são mais que tudo, equatorianos. Que a vontade da torcida brasileira, carioca e tricolor desperte nos jogadores a raça a força e a união para a conquista desse objetivo. Que o sobrenatural de Almeida esteja conosco. Que a benção João de Deus abençoe esse time. Que possamos assistir uma digna final de libertadores.

Abraço,
Mark

ps. gostei dos outros posts tmb.. vai com tudo!